segunda-feira, 12 de abril de 2021

Agentes de Endemias de Caicó iniciam a realização do LIRAa nesta segunda

 

O mosquito Aedes aegypti transmite as doenças Dengue, Zika e Chikungunya e desde que a pandemia foi declarada, os índices de infestação predial não eram levantados em todo o território brasileiro

A partir desta segunda-feira (12), os agentes de endemias de Caicó darão início a realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti). Este trabalho do LIRAa/LIA auxilia as análises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor.

O levantamento estava suspenso pelo Ministério da Saúde desde 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas, o órgão emitiu uma nota técnica determinando a realização das ações com a possibilidade de os municípios mandarem ou não, as equipes a campo. O trabalho de pesquisa acontecerá durante toda a semana onde serão visitados todos os bairros de Caicó.

O mosquito Aedes aegypti transmite as doenças Dengue, Zika e Chikungunya e desde que a pandemia foi declarada, os índices de infestação predial não eram levantados em todo o território brasileiro.

Fórum discutirá Turismo Religioso no Seridó

“O  Turismo Religioso  e as  Expressões  do  Sagrado  no  Seridó Potiguar ” será o tema do  1° Fórum  de  Turismo Religioso  do  Seridó , co...