quarta-feira, 14 de abril de 2021

Lula tem 34% contra 31% de Bolsonaro no 1º turno, diz PoderData

 Pesquisa PoderData realizada de 12 a 14 de abril com 3.500 pessoas mostra Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro empatados no 1º turno para as eleições presidenciais de 2022. O petista ficou com 34% das intenções de voto, e o presidente, com 31%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual.

Isso significa que, mesmo com o salto nas intenções de voto do ex-presidente no 2º turno, o cenário para a rodada inicial das eleições segue estável em relação ao levantamento feito há 1 mês. O resultado de Lula se manteve igual, e Bolsonaro oscilou positivamente 1 p.p. A variação coloca os 2 em situação de empate técnico.

VEJA TAMBÉM: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno e venceria por 52% a 34%, mostra pesquisa PoderData

Demografia dos votos

O gráfico a seguir estratifica o voto de cada entrevistado. O que chama a atenção:

  • voto por sexo – Bolsonaro lidera entre os homens, com 39% de apoio. Cai para 25% entre as mulheres. Para Lula, o percentual do voto feminino é de 33%, quase o mesmo do masculino (34%);
  • idosos – são 37% que votariam em Lula, 11 p.p. a mais do que Bolsonaro;
  • regiões – Bolsonaro está à frente no Sul (31%), Norte (48%) e Centro-Oeste (35%); Lula lidera no Sudeste (34%) e no Nordeste (46%);
  • mais ricos – Bolsonaro lidera no estrato com 42% das intenções de voto. Lula tem 25%.

A pesquisa relatada aqui neste post foi realizada pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 3.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Poder 360

Fórum discutirá Turismo Religioso no Seridó

“O  Turismo Religioso  e as  Expressões  do  Sagrado  no  Seridó Potiguar ” será o tema do  1° Fórum  de  Turismo Religioso  do  Seridó , co...