domingo, 11 de abril de 2021

Sesap emite nota de esclarecimento sobre superlotação nas maternidades

 Sobre a publicação do Blog do BG neste sábado (10), a respeito da situação caótica das maternidades (veja aqui) das redes estadual e municipal, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) enviou a nota de esclarecimento abaixo, informando que a situação se deu em função da solicitação da Maternidade Escola Januário Cicco em desviar todo o fluxo de alto risco por estar com sua capacidade máxima. Veja a íntegra da nota abaixo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Natal (RN), 11 de abril de 2021

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que na sexta feira (09), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) solicitou o desvio de todo o fluxo do alto risco, pois estava na sua capacidade máxima. O Hospital Dr. José Pedro Bezerra, o Santa Catarina, acolheu o fluxo de prematuridade da MEJC, para auxiliar o hospital que é de gestão federal.

A rede de atenção a gestação de alto risco estadual é composta por Hospital Santa Catarina, Maternidade Escola Januário Cicco e Maternidade Almeida Castro, cada uma com uma área de abrangência delimitada de acordo com as regiões de saúde.

Destaca-se que as unidades de saúde recebem pacientes mediante uma regulação médica, via Central de Regulacão.

O Hospital Santa Catarina possui hoje 15 leitos de pré-parto, 07 leitos de pós-parto, 03 salas de partos vaginais, sala cirúrgica específica para obstetrícia e mais de 40 leitos para alojamento conjunto, além de toda uma estrutura montada para o recebimento de gestantes, puérperas e recém-nascidos com suspeita ou confirmação de COVID.

O HJPB permeia suas ações através dos princípios do SUS e da Rede Cegonha, sendo vaga sempre e fazendo tudo para que não seja necessário fechar as portas para as pacientes em alto risco gestacional e salienta que não faltam compressas e jelcos, como levantados por este blog.

Informamos ainda que o fluxo já foi reestabelecido, no entanto, o hospital continuará prestando assistência às gestantes encaminhadas pela Central de Acesso, quando for solicitado e que pertenciam à área de abrangência da MEJC, no esforço de prestar assistência e salvar vidas.

Blog do BG