terça-feira, 18 de maio de 2021

Com baixa procura no RN, Sesap alerta população para vacinação contra a influenza

 Está em curso em todas as salas de vacinação do Rio Grande do Norte a 23ª Campanha de Vacinação Contra Influenza, que teve início no dia 12 de abril e segue até 09 de julho. Com a baixa procura pela população, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta os potiguares a buscarem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município para tomarem o imunizante contra a gripe.

Segundo dados da plataforma RN Mais Vacina, até a manhã desta terça-feira (18), cerca de 82 mil potiguares receberam a vacina da influenza, correspondendo a pouco mais de 6% de 1.295.751 de pessoas do público-alvo.

No atual estágio da Campanha, entre 11 de maio de 08 de junho, estão sendo vacinados idosos com 60 anos e mais e professores. Porém, as pessoas inclusas na 1ª fase (crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde) e que ainda tomaram a vacina contra a influenza devem procurar as salas de vacinação para tomar o imunizante.

A próxima etapa da campanha, de 09 de junho a 09 de julho, contempla o seguinte público-alvo: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação e liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Intervalo entre vacinas

Como a campanha de vacinação contra influenza coincide com a realização da vacinação contra a Covid-19, é importante que seja priorizada a aplicação do imunizante contra a Covid. Vale salientar que, as pessoas contempladas nos grupos prioritários para a vacinação contra influenza e ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, ao buscarem uma UBS, deverão, preferencialmente, tomar a vacina contra a Covid e agendar a administração da vacina contra a influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Recomendações

A Sesap recomenda para os municípios a adoção de todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 nas ações de vacinação contra a influenza. Para isso, é aconselhável evitar a formação de filas e aglomerações, como destinar local específico para a vacinação de idosos; optar por locais abertos e ventilados; ofertar as doses em locais como escolas e igrejas; e, realizar a vacinação domiciliar para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, de acordo com as condições de cada município.



Município de Tenente Laurentino Cruz emite Certidão Negativa de Débitos Federais

Após 6 anos, o município de Tenente Laurentino Cruz/RN consegue emitir novamente Certidão Negativa de Débitos Federais junto a Receita Feder...