sexta-feira, 28 de maio de 2021

Taxa de desemprego estabiliza em 15,5% no Rio Grande do Norte, diz IBGE

A taxa de desemprego no Rio Grande do Norte foi de 15,5% no trimestre de janeiro a março de 2021, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE. O percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho apresentou estabilidade em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2020) e também na comparação ao mesmo trimestre do ano passado.


Segundo o IBGE, são consideradas desocupadas as pessoas que estavam sem trabalho e que tomaram alguma providência para conseguir emprego, como entregar currículo, atender a entrevistas de emprego ou inscrever-se em concurso. Essas pessoas estavam disponíveis para assumir o posto de trabalho naquela semana caso o tivessem encontrado, porém não obtiveram êxito.

Mais números

Dos 2,96 milhões de potiguares com 14 anos de idade ou mais, 1,25 milhão estão ocupados, de acordo com a PNAD. Isso significa que o nível de ocupação no Rio Grande do Norte é de 42,1% - este indicador é a proporção de pessoas ocupadas em relação à população em idade laboral (14 anos ou mais). A taxa de participação na força de trabalho, que mede a proporção de ambas as pessoas ocupadas e desocupadas em relação à população em idade de trabalhar, foi de 49,8%.