terça-feira, 18 de maio de 2021

UFRN inicia 7 de junho novo semestre em sistema remoto

 A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciará no próximo dia 7 de junho mais um período em meio letivo. As aulas deverão se estender até 18 de setembro, de forma virtual. Os graduandos veteranos podem realizar a solicitação de matrícula no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGAA) até o dia 21 de abril. Os alunos ingressantes terão a matrícula realizada de forma automática e devem ficar atentos aos prazos de confirmação de vínculo com a instituição de ensino.

Desde 2020, por causa da pandemia, a UFRN adotou o modelo remoto de aulas. A nova realidade mudou o modelo de cadastro e matrícula, por exemplo, de novos ingressantes, que irá acontecer nesse novo semestre de forma automática. Os aprovados pelo SISU em primeira chamada foram convocados a enviar a documentação para a UFRN entre 19 a 22 de abril. Nos dias e 5 e 6 de maio, para aqueles em de segunda chamada. Esses calouros foram cadastrados e, até o fim desta semana, os que irão ingressar no primeiro semestre (2021.1), serão matriculados pelas Coordenadorias no SIGAA.

Após o início das aulas, outro ponto importante para os novos universitários é a confirmação de vínculo. Isso porque, a falta de confirmação leva ao cancelamento da matrícula, e a vaga é cedida para quem está na lista de espera. O período para comprovação será de 7 a 11 de junho. Antes, o procedimento era realizado presencialmente na Coordenação de cada curso, onde o aluno assinava uma lista. Agora, o processo será feito pelo SIGAA em Portal Discente > Ensino > Comprovação.

No dia 28 de maio, a Universidade irá soltar a primeira lista de preenchimento de vagas. O processo acontece exatamente após a primeira e segunda chamada, quando há vagas ociosas e não ocupadas nas turmas. A relação é feita com os alunos que já estão na lista de espera. Caso haja mais ofertas de vagas, novas listas devem ser divulgadas nos dias 17 de julho e depois, em 25 de julho.

Calendário
Segundo o calendário acadêmico da UFRN, os próximos semestres 2021.1 (de junho até setembro) e 2021.2 (de outubro a fevereiro de 2022) serão realizados de forma virtual. Alguns cursos, porém, estão realizando atividades práticas presenciais como os da área de Saúde. A avaliação da possibilidade de atividades presenciais nesses casos, é feita pelo Colegiado de cada curso, que qualifica se as práticas são imprescindíveis para a formação dos alunos e considera os protocolos de biossegurança estabelecidos.

Atualmente, sem data oficial para retorno presencial, as aulas seguem remotas e com possibilidade de atividades presenciais nesses cenários descritos.
Segundo a Pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias de Sá, o retorno presencial vai depender unicamente da pandemia. “Se isso for acontecer, antes de chegar no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), passará por uma discussão no âmbito dos cursos. Colegiado, Departamento… E também uma discussão com os estudantes”, explicou.

Calendário acadêmico
14 a 21 de maio: Solicitação de matrícula para alunos regulares no SIGAA;
17 a 21 de maio: Matrícula automática de novos alunos (processo realizado pela UFRN);
7 de junho: Início do semestre 2021.1;
7 a 11 de junho: Comprovação de vínculo de novos estudantes;
28 de junho: Resultado da primeira lista de preenchimento de vagas;
17 de julho: Segunda lista de preenchimento de vagas (caso haja oferta);
25 de julho: Terceira lista de preenchimento de vagas (caso haja oferta);

Semestres
2020.2: 18 de janeiro de 2021 a 30 de abril de 2021;
2021.1: 7 de junho de 2021 a 16 de setembro de 2021;
2021.2: 18 de outubro de 2021 a 19 de fevereiro de 2022;
2022.1: 28 de março de 2022 a 23 de julho de 2022;
2022.2: 22 de agosto de 2022 a 17 de dezembro de 2022;

Fonte: UFRN

TRIBUNA DO NORTE

Município de Tenente Laurentino Cruz emite Certidão Negativa de Débitos Federais

Após 6 anos, o município de Tenente Laurentino Cruz/RN consegue emitir novamente Certidão Negativa de Débitos Federais junto a Receita Feder...